6.05.2011

ESTRUTURA DESTA PRIMEIRA CARTA AOS CORINTIOS

Esta carta de São Paulo aos Corintios revela-nos que Paulo tinha tomado conhecimento da vida da comunidade de Corinto e dos problemas que enfrentavam, porque primeiro a comunidade de Corinto tinha escrito a Paulo. Isto verificamos em 1 cor 7, 1 – em Paulo começa por dizer “Mas a respeito do que me escrevestes,” significa que a comunidade de corinto escreveu a Paulo.
Paulo escreve com o intuito de corrigir a comunidade de vários aspectos que não estavam bem, mas contudo primeiro tenta estabelecer um boa relação com a comunidade elogiando a comunidade: “Assim, foi confirmado em vós o testemunho de Cristo, de modo que não vos falta graça alguma” (1 cor 1- 6).
Depois de Paulo ter estabelecido um boa relação então começa a responder às perguntas –“Pois, meus irmãos, fui informado pelos da casa de Cloé, que há discórdias entre vós” (7, 1-11).
Nesta Primeira Carta aos Corintios podemos estabelecer quatro polos temáticos, tento uma introdução e uma conclusão.

A INTRODUÇÃO vai dos versiculos 1, 1 a 9 a qual inclui a saudação inicial e a acção de graças.

A PRIMEIRA PARTE vai de 1 Cor 1, 10 a 3, 23 onde Paulo aborda sobre as divisões no seio da comunidade. A comunidade está em risco de se fragmentar.
Os cristão em Corinto são um pequeno grupo e mesmo assim têm várias correntes. Paulo tem o objectovo de unificá-los.
O final desta primeira parte 1 Cor 3, 21-23 – “Portanto, ninguém se glorie nos homens, pois tudo é vosso: 22Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente ou o futuro. Tudo é vosso. 23Mas vós sois de Cristo e Cristo é de Deus” – Paulo transmite a conclusão de que não deve haver divisões porque todos pertecenmos a Cristo e cristo pertence a Deus.

Na SEGUNDA PARTE - 4, 1 a 6, 11 – Paulo começa de forma provocatória, oponto a sua vida e a de Apolo com a vida que a comunidade leva também moralmente aceitando um caso de insesto. Também Paulo discorda que a comunidade recorra a tribunais pagãos para resolver os seus problemas, diz que devem ser eles mesmos a resolver os seus problemas. Podemos verificar que há um processo de reforço de identidade da comunidade cristã.
Paulo conclui em 1 Cor 6, 11 – “E alguns de vós eram assim. Mas vós cuidastes de vos purificar; fostes santificados, fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus”. – estes verbos que Paulo utiliza tem uma força social. Trata-se de um novo rosto para a experiencia cristã.

TERCEIRA PARTE: 6, 12 a 11, 1 – Paulo nesta parte dá as respostas às questões concretas e chama a todos a serem seus imitadores: “sede meus imitadores como eu sou de cristo” 1 Cor 11, 1) Cristo é é colocado por Paulo como novo modelo, como novo paradigma. Todos os paradigmas da cidade sãom postos de lado e cristo é o único paradigma.
A cruz passou a ser a gramatica que me explica cristo.

Finalmente na QUARTA PARTE: 11, 2 a 16, 4 – esta quarta parte o tema roda à volta das assembleias liturgicas. Paulo dá soluções para resolver vários problemas que existem no seio da comunidade que faz com que ela esteja dividida quando se reunem em assembleia liturgica. Os principais temas são: o véu das mulheres; a Ceia do Senhor; a ressurreição dos mortos e o tema da colecta.

Depois temos a CONCLUSÃO que vai de 16, 5-24. Paulo aqui conclui dizendo alguns dos seus projectos, entre os quais visitá-los e dando as ultimas recomentações para continuarem firmes na fé 1 Cor 16, 13 “Estai vigilantes, permanecei firmes na fé, sede corajosos e fortes”.

Sem comentários:

Enviar um comentário