6.03.2011

Esquema retórico carta aos Filipenses

Estrutura retórica da Carta aos Filipenses

Segundo J. Murphy-O’Connor podemos encontrar o seguinte esquema retórico na carta aos Filipenses.
O Praescriptum: Fl 1,1-2.
O Exordium: Fl 1,3-26. Ele cumpre claramente a sua função porque nestes versículos São Paulo começa por dar graças a Deus pela comunidade, pela forma como esta aderiu ao evangelho (Fl 1, 3-6). De seguida Paulo apresenta a sua situação actual de prisioneiro e faz uma oração pela comunidade (Fl 1,7-11).
Numa segunda parte (Fl 1,12-26), Paulo faz uma espécie de apologia pessoal, onde Paulo novamente se apresenta como prisioneiro por Cristo (Fl 1,13) e é um momento muito importante de apresentação do seu ethos, porque Paulo procura chamar a atenção para o papel que as cadeias que ele transporta têm atraído um número tão grande de irmãos tem anunciado o evangelho encorajados por essas cadeias.
A Narratio: Fl 1,27-30. A Narratio na carta aos Filipenses é um momento em que Paulo convida os membros da Igreja de Filipos a manterem-se firmes no evangelho que receberam mesmo no meio das dificuldades. Isso é possível porque a Igreja já terá passado por dificuldades anteriormente e por isso não deve esmorecer (Fl 1,29-30).
A Probatio: Fl 2,1-3,21. Na Probatio, São Paulo vai expor os seus argumentos que buscam justificara a importância da unidade da comunidade de modo a poder aguentar melhor as dificuldades que Paulo encara que possa vir a sofrer a comunidade (Fl 2,1-18). Em Fl 2,12-18, encontramos outro momento donde claramente Paulo mostra o seu ethos, já que aqui ele mostra diz à comunidade que as contrariedades podem ser vividas na alegria porque ele as vive assim.
Em Fl 3, 1-21, Paulo continua a sua Probatio, desta feita dizendo que o caminho para a salvação não está naquilo que defendem os judaizantes, porque ele sendo «hebreu, filho de hebreus» (Fl 3,5), tudo considerou como lixo para seguir a Cristo. De igual modo a comunidade deve seguir esse caminho até à vinda do salvador.
Peroratio: Fl 4,1-20
Postscriptum: Fl 4,21-23

2 comentários:

  1. Olá, boa tarde! OBrigado pelo artigo. Em que livro de J. Murphy-O’Connor você encontrou essas informações? Obrigado.

    ResponderEliminar