6.04.2011

1ª Carta aos Tessalonicenses

A Retórica presente na 1ª Carta aos Tessalonicenses

Retórica:

Retórica Expositiva | Relaciona-se com louvor ou critica, onde Paulo louva ou culpabiliza a comunidade. O Tempo em que Paulo louva/critica é o Tempo presente.

Retórica Deliberativa | Referente à exortação ou dissuasão. Paulo exorta ou dissuade a comunidade de fazer algo. O Tempo desta retórica é o futuro, pois Paulo coloca nas mãos da comunidade a possibilidade de tomarem uma decisão tendo em conta o que lhes disse.

Retórica Forense | Está relacionado com acusação ou defesa. Paulo relata acontecimentos passados (Tempo é o passado), acusando ou defendendo a comunidade, relativamente à sua atitude perante essas situações.

1ª Carta aos Tessalonicenses:

1, 2-8 | Retórica Expositiva – Paulo louva a comunidade de Tessalónica, pela sua aceitação da Palavra, do Evangelho. Graças ao êxito do Espirito Santo, tornaram-se seguidores de Paulo, Silvano e Timóteo, sendo uma referência para os crentes das comunidades da Macedónia e Acadia. Graças à comunidade a palavra do Senhor ecoou por toda a parte, bem como a grande fé dos Tessalonicenses.

1, 9-10 | Retórica Forense – Paulo relembra o acolhimento que a comunidade lhe fez, bem como a sua conversão a Deus, tornando-se servidores de Deus vivo e verdadeiro.

2, 1-17 | Retórica Forense – Paulo relata o processo de evangelização dos Tessalonicenses, relembrando os insultos sofridos em Filipos, que mesmo assim lhe deram mais força para ir anunciar o Evangelho de Deus. Relembra como a comunidade o acolheu de uma maneira afectuosa, e ao partilhar o Evangelho de Deus, a comunidade reconheceu a Palavra não como a dos homens, mas como é verdadeiramente, a palavra de Deus. Tornando-se assim, imitadores das igrejas de Deus, existentes na Judeia, e sofrendo também o mesmo que elas sofreram.

2, 19-20 | Retórica Expositiva – Paulo fala no presente, louvando a comunidade, elogiando, que a sua alegria provém da comunidade.

“De facto, quem é a nosso a esperança, a nossa alegria e a nossa coroa de glória diante de Nosso Senhor Jesus Cristo, aquando da sua vinda, senão vós? Sim, vós é que sois a nossa glória e alegria!”

3,1-13 | Retórica Expositiva – Paulo, mais uma vez, louva a boa vontade da comunidade, como esta abraçou a Palavra, e se permaneceu fiel na fé e na caridade. Paulo apesar de estar impedido de ir visitar a comunidade, envia Timóteo, que lhe traz boas noticias, pois a fé dos Tessalonicenses permaneceu firme.

6Agora que Timóteo voltou daí e nos trouxe boas notícias sobre a vossa fé e a vossa caridade, e porque conservais de nós uma grata recordação, desejando-nos ver tal como nós a vós, 7encontrámos reconforto em vós, irmão, graças à vossa fé, no meio de todas as nossas angustias e tribulações. 8 Agora sentimo-nos com mais vida, porque estais firmes no Senhor.

4,1-18 | Retórica Deliberativa – Paulo pede à comunidade que se exorte no Senhor, e que se afastai da devassidão. Paulo deixa ao critério da comunidade seguir o caminho de Deus, agradar a Deus. Sabe que ensinou o Evangelho à comunidade, agora já tendo várias provas que a sua fé permanece firme, Paulo espera que assim se mantenha em relação a vários assuntos, como o amor fraterno, a vinda do Senhor, e sobre os que já padeceram. Paulo ao abordar estes assuntos, exorta a comunidade a seguir o caminho de Deus.

5, 1-22 | Retórica Deliberativa – Paulo apela a que a comunidade seja vigilante à chegada do Senhor (R. Deliberativa), mas ao mesmo tempo relembra que já o fazem (R. Forense), sendo que devem permanecer fieis na fé, vivendo em paz e caridade.

Paulo transmite vários conselhos, exortando a comunidade a corrigir os indisciplinados, a encorajar os desanimados e a amparar os fracos. Apela a que a comunidade seja sempre alegre, ore cem cessar, dando sempre graças. Paulo ao transmitir estes conselhos, espera que a comunidade os siga, fazendo sempre o bem para com os outros e com todos.

12Pedimo-vos, irmãos, que reconheçais aqueles que se afadigam entre vós, que vos governam no Senhor e que vos instruem; 13dedicai-lhes caridade acrescida devido à sua obra. Vivei em paz entre vós. 14Exortamo-vos, irmãos: corrigir os indisciplinados, encorajai os desanimados, amparai os fracos, sede pacientes com todos. 15Prestai atenção a que ninguém apague o mal com mal; procurai, antes, fazer sempre o bem uns para com os outros e para com todos.

16Sede sempre alegres. 17Orai sem cessar. 18Em tudo dai graças. Esta é, de facto, a vontade de Deus a vosso respeito em Jesus Cristo. 19Não apagueis o Espirito. 20Não desprezeis as profecias. 21Examinai tudo, guardai o que é bom. 22Afastai-vos de toda a espécie de mal.”

Sem comentários:

Enviar um comentário